[Imagem: Reprodução]
Imagine que o octógono onde são realizadas as lutas de MMA (em inglês, artes marciais mistas) seja o seu ambiente de trabalho. Dificilmente você terá de enfrentar os golpes precisos de um Anderson Silva, mas é fato que deverá estar preparado para desafios tão impactantes quanto.

No dia a dia das empresas, também existem as horas certas para atacar e para defender. De nada adiantaria, por exemplo, tomar coragem para pedir um aumento ou propor um projeto dispendioso em época de contenção dos gastos da companhia.

Não fugir da raia é outro imperativo tanto no ringue como diante de um problema que o encurrala contra a grade corporativa. “É preciso encarar o adversário”, metaforiza Luiz Pagnez, especialista em RH e “headhunter” (caçador de talentos) do portal Recrutando.com – e não considerá-lo como um bicho de sete cabeças.

 “Abrir espaço” mesmo quando quase tudo parece perdido configura uma das características do perfil dos vencedores. Para tanto, é necessário treinar habilidades continuamente e desenvolver novas técnicas, além de estudar os oponentes – ou a concorrência.

Mas nada de jogo sujo: respeito é fundamental para construir uma carreira de sucesso. No octógono não há tapete, mas no escritório, sim – e puxá-lo equivale a um chute em pontos, digamos, frágeis do colega de profissão.

Se o juiz para a luta e você é “demitido” do embate, não desanime. Nesse momento, analise o que deu errado e reverta o placar a seu favor por meio do aprendizado com a derrota.

A pedido do UOL Empregos, o especialista elaborou sete dicas que podem ajudar a vencer qualquer "disputa de cinturão" no mercado de trabalho. Confira:

1) Esteja bem preparado

Treinar suas habilidades, conhecer novas técnicas e estudar a estratégia do adversário são mandatórios para quem se dispõe a entrar no octógono, assim como uma boa formação. Para se desenvolver na carreira, é preciso estar atento às novidades de sua área e estudar a estratégia da empresa em que trabalha.

2) Demonstre coragem

Nas principais lutas do MMA, é comum os atletas se encararem durante a pesagem que antecede o embate. É um momento simbólico, em que eles demonstram sua coragem frente ao desafiante. No mundo corporativo, não é preciso ficar encarando o seu chefe, mas você deve mostrar que não tem medo de assumir desafios e que não abaixa a cabeça diante dos problemas.

3) Respeite o adversário

Apesar de se tratar de uma luta, o primeiro gesto dos atletas ao soar o gongo é um ligeiro cumprimento tocando os punhos, sinal de respeito e profissionalismo. Nem é preciso falar que respeito é fundamental para quem quer conseguir bons resultados de sua equipe, por mais que determinadas situações exijam que você seja duro.

4) Não fuja da luta

No MMA, o atleta que não mostra combatividade perde pontos. Também na empresa, o funcionário que foge dos desafios é desvalorizado.

5) Estude o oponente

Para ter sucesso no MMA, o atleta precisa dominar diversos estilos – alguns de luta em pé, como karatê e boxe, e outros de luta no chão, como judô ou jiu-jitsu. No mercado de trabalho, os profissionais também precisam buscar sempre diferentes e melhores formas para resolver cada situação, usando conhecimentos de várias disciplinas.

6) Assuma a responsabilidade


Fechado o octógono e após soar o gongo, não tem para onde correr, é preciso partir para o combate. O mesmo acontece quando surge um problema na empresa. Muitas vezes o “jogo” deixa de ser da equipe e você precisa encarar o desafio sozinho. Arregace as mangas e resolva. Se você enrolar e ficar esperando “soar o gongo”, correrá o risco de ser “finalizado”.

7) Não transforme divergências profissionais em inimizade


Perdendo ou ganhando, no final da luta os atletas se cumprimentam e encerram ali sua rivalidade. Na empresa, são comuns os confrontos entre pontos de vista, e ser flexível torna-se uma qualidade importante para evitar que essas divergências culminem em antipatias entre membros da equipe.
Publicado em 18/10/2012
Fonte: Site UOL Empregos

0 Comments:

Post a Comment




 

Layout por GeckoandFly | Download por Bola Oito e Anderssauro.