Fim de ano se aproximando, comércio agitado, contratações temporárias à vista. A notícia anima tanto aqueles que estão desempregados como os que pretendem transformar uma oportunidade temporária em um trabalho efetivo.

Segundo a especialista em recursos humanos, Cíntia Bortotto, se o profissional demonstra competências desejadas depois de contratado para realizar um trabalho temporário, sempre há espaço para uma contratação. "O profissional será percebido e poderá ter mais chances de conquistar uma vaga efetiva", explica.

Para o consultor em gestão de pessoas, Eduardo Ferraz, muitos profissionais perdem oportunidades não pela falta de talento ou conhecimento técnico, mas por suas atitudes. “As pessoas com pouca inteligência emocional têm um autoconhecimento limitado, e esse é o maior problema, pois têm dificuldades em avaliar o impacto que seus comportamentos causam no ambiente”, diz.

De acordo com o especialista, é preciso que os profissionais percebam qual o efeito de suas ações sobre as pessoas no ambiente de trabalho. “Ser exigente é diferente de ser mal educado, ser gentil é diferente de ser submisso. Para isso, é essencial ficar atento os feedbacks recebidos, seja de um superior, um subordinado ou de colegas”, completa.

Mais temporários

Segundo pesquisa encomendada pela Asserttem (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário) e pelo Sindeprestem (Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário de São Paulo), a previsão para o fim de ano é de que sejam abertas 155 mil vagas temporárias em todo o país. O número representa um aumento de 5,5% em relação a 2011.

Dicas dos especialistas

Identifique seus pontos fortes

Ser exigente ou desconfiado ou perfeccionista ou falante, ou qualquer comportamento que, socialmente é visto como inadequado, pode se tornar um ponto forte se você o utilizar na carreira certa. Ser desconfiado pode ser um talento, por exemplo, se a pessoa trabalhar em uma posição em que desconfiar seja um pré-requisito, como no caso de um auditor.

Posicione-se onde você rende mais

Procure trabalhos onde você possa utilizar seus principais pontos fortes na maior parte do tempo.

Cumpra com suas obrigações

Preste sempre muita atenção aos horários de chegada e à sua apresentação. O colaborador deve seguir todas as normas da empresa e estar sempre preocupado com seu asseio. Cuide do uniforme se você o utiliza e seja sempre muito adequado com sua apresentação.

Mostre interesse em fazer além do solicitado

Obviamente, sem ser invasivo, mas mostrar comprometimento sempre conta a seu favor. O gestor precisa saber que pode contar com você, esta é uma qualidade que a maior parte valoriza.

Trabalhe em equipe

Mostrar que você tem a capacidade de se relacionar bem em prol dos resultados também é muito positivo, portanto, se você terminou seu trabalho mas pode ajudar alguém, isso será percebido e contará a seu favor, tanto pelos colaboradores quanto pelos gestores.

Mantenha o foco nos resultados

Esta é uma das competências mais importantes no universo corporativo, ou seja, se alguma meta precisa ser atingida, pense, planeje e execute para chegar aos resultados, o compromisso com a meta final é muito importante para que seu desempenho seja bem avaliado.
Publicado em 09/10/2012
Fonte: Site UOL Empregos

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