A evolução tecnológica dos processos industriais e a concorrência cada vez mais acirrada expandiram as funções da manutenção até o ponto em que, em muitas indústrias, o próprio termo manutenção foi substituído pela gestão de ativos e seu monitoramento passou a considerar a redução de custos e a maior disponibilidade do equipamento (Oee).
Reduzir os custos e garantir a disponibilidade das máquinas passou a ser tratado como a combinação ideal e um objetivo a ser persiguido por todos os envolvidos no ambiente de produção. Trata-se, sem dúvida do maior desafio para as equipes de manutenção, já que são exatamente eles que garantem o sucesso da fórmula no chão de fábrica.
Portanto para que se possa obter sucesso, a cada dia se exige mais preocupação com a reciclagem dos profissionais de manutenção, incorporação total da informática, integração das manutenções corretiva, preventiva e preditiva e a manutenção produtiva total (TPM).
A gestão da manutenção apresenta o desafio de como operar uma atividade prestadora de serviços com foco no resultado com a adoção das melhores práticas apoiadas pelas ferramentas mais adequadas.
Texto produzido pelo aluno Francisnei de Oliveira - Tecnologia Mecatrônica
Marcadores: manutenção, produtividade, tecnologia