Cidade mineira recebe título pioneiro na América Latina, que será lançado na quarta-feira (12)

Localizado a 460 quilômetros da capital mineira, o município de Poços de Caldas será a primeira localidade de América Latina a ser declarada Cidade de Comércio Justo (Fair Trade Town). O lançamento da campanha está marcado para esta quarta-feira, 12 de setembro, às 19h.

Essa certificação internacional é concedida a locais que praticam conceitos como a valorização dos produtores locais a partir da comercialização de seus produtos por um preço adequado. Também são indispensáveis a igualdade de gêneros, o respeito aos direitos humanos e a proteção ambiental.

Há um ano o Sebrae em Minas Gerais compõe o Grupo de Coordenação do Comércio Justo (GCJ) ao lado de alguns parceiros. Em agosto, a instituição realizou um workshop, com participação significativa da população da cidade, estimada atualmente em 150 mil habitantes.

“O objetivo da campanha é fazer com que os produtos sejam oferecidos também no varejo, fomentando o consumo e agregando valor à produção”, afirma o analista técnico do Sebrae, Ivan Figueiredo.

Para a também analista da instituição, Raquel Ferreira, todos os esforços agora visam disseminar, pela população local, o hábito de consumir produtos certificados com o selo Fair Trade. Ela ressalta ainda que Poços de Caldas tem uma característica que a destaca das outras localidades já agraciadas com a certificação. “Será a primeira cidade de Comércio Justo de um país produtor, ao contrário dos países desenvolvidos, que são mais consumidores”, destaca.

O lançamento da campanha terá a presença do representante da certificadora internacional Fairtrade Labelling Organization (FLO), Martin Hill, e do presidente da Associação Brasileira de Comércio Justo, Naji Harb. A programação prevê a palestra Sustentabilidade e consumo consciente pelo Comércio Justo, com o jornalista Ricardo Voltolini; e a apresentação do projeto pelo consultor do Sebrae, Johann Schneider.
Publicado em 06/09/2012
Fonte: Agência de Notícias Sebrae

0 Comments:

Post a Comment




 

Layout por GeckoandFly | Download por Bola Oito e Anderssauro.