O desenvolvimento de uma pessoa depende da quantidade e qualidade de feedbacks que ela recebe. O feedback deve ser dosado de acordo com as necessidades e preferências de cada pessoa. Se o feedback for pobre, a relação será igualmente pobre. Se for ofensivo, assim será a relação, mas se for de construção, a relação também será positiva.
Quando falo de feedback é importante lembrar que temos o feedback do dia a dia (informal) e o feedback realizado de forma estruturada, periódica e de preferência após uma avaliação. Aqui temos alguns lembretes para a hora do feedback:
Ao dar feedback
* Dirija-se diretamente a pessoa, olhe-a nos olhos e chame-a pelo nome.
* Use fatos e exemplos.
* Deve ser dado em particular
* Permita que a outra pessoa exponha o seu ponto de vista
* Dê sempre mais de duas sugestões para a melhoria de um comportamento.
Ao receber feedback
* Escute atentamente.
* Não retruque e nem se justifique.
* Solicite esclarecimentos.
* Ao final, agradeça a contribuição.
Durante o feedback, lembre-se: O foco do feedback é orientação, não punição, nem ameaça. Ele é uma ferramenta de desenvolvimento.
É importante que você ao dar feedback se empenhe no sentido de desenvolver uma postura que transmita:
* Firmeza e objetividade
* Neutralidade para apresentar fatos e exemplos, sem emitir julgamentos pessoais.
* Respeito pela individualidade do outro (sem deixar de lado as exigências do contexto).
* Disponibilidade para solucionar todas as dúvidas e checar o entendimento do avaliado.
E aqui vai uma dica: Deixe claro que ao dar feedback para alguém o seu objetivo é colaborar para o desenvolvimento dele e também da melhora da relação entre vocês. Nunca use o feedback para humilhar ou se impor. Lembre-se: quem bate esquece e quem apanha não!
Quando falo de feedback é importante lembrar que temos o feedback do dia a dia (informal) e o feedback realizado de forma estruturada, periódica e de preferência após uma avaliação. Aqui temos alguns lembretes para a hora do feedback:
Ao dar feedback
* Dirija-se diretamente a pessoa, olhe-a nos olhos e chame-a pelo nome.
* Use fatos e exemplos.
* Deve ser dado em particular
* Permita que a outra pessoa exponha o seu ponto de vista
* Dê sempre mais de duas sugestões para a melhoria de um comportamento.
Ao receber feedback
* Escute atentamente.
* Não retruque e nem se justifique.
* Solicite esclarecimentos.
* Ao final, agradeça a contribuição.
Durante o feedback, lembre-se: O foco do feedback é orientação, não punição, nem ameaça. Ele é uma ferramenta de desenvolvimento.
É importante que você ao dar feedback se empenhe no sentido de desenvolver uma postura que transmita:
* Firmeza e objetividade
* Neutralidade para apresentar fatos e exemplos, sem emitir julgamentos pessoais.
* Respeito pela individualidade do outro (sem deixar de lado as exigências do contexto).
* Disponibilidade para solucionar todas as dúvidas e checar o entendimento do avaliado.
E aqui vai uma dica: Deixe claro que ao dar feedback para alguém o seu objetivo é colaborar para o desenvolvimento dele e também da melhora da relação entre vocês. Nunca use o feedback para humilhar ou se impor. Lembre-se: quem bate esquece e quem apanha não!
Escrito por Paulo Campos
Fonte: Site Você S/A, Blog do Mochileiro Corporativo