Feedback: use sempre e com respeito

O desenvolvimento de uma pessoa depende da quantidade e qualidade de feedbacks que ela recebe. O feedback deve ser dosado de acordo com as necessidades e preferências de cada pessoa. Se o feedback for pobre, a relação será igualmente pobre. Se for ofensivo, assim será a relação, mas se for de construção, a relação também será positiva.

Quando falo de feedback é importante lembrar que temos o feedback do dia a dia (informal) e o feedback realizado de forma estruturada, periódica e de preferência após uma avaliação. Aqui temos alguns lembretes para a hora do feedback:

Ao dar feedback

* Dirija-se diretamente a pessoa, olhe-a nos olhos e chame-a pelo nome.
* Use fatos e exemplos.
* Deve ser dado em particular
* Permita que a outra pessoa exponha o seu ponto de vista
* Dê sempre mais de duas sugestões para a melhoria de um comportamento.

Ao receber feedback

* Escute atentamente.
* Não retruque e nem se justifique.
* Solicite esclarecimentos.
* Ao final, agradeça a contribuição.

Durante o feedback, lembre-se: O foco do feedback é orientação, não punição, nem ameaça. Ele é uma ferramenta de desenvolvimento.

É importante que você ao dar feedback se empenhe no sentido de desenvolver uma postura que transmita:

* Firmeza e objetividade
* Neutralidade para apresentar fatos e exemplos, sem emitir julgamentos pessoais.
* Respeito pela individualidade do outro (sem deixar de lado as exigências do contexto).
* Disponibilidade para solucionar todas as dúvidas e checar o entendimento do avaliado.

E aqui vai uma dica: Deixe claro que ao dar feedback para alguém o seu objetivo é colaborar para o desenvolvimento dele e também da melhora da relação entre vocês. Nunca use o feedback para humilhar ou se impor. Lembre-se: quem bate esquece e quem apanha não!

Escrito por Paulo Campos
Fonte: Site Você S/A, Blog do Mochileiro Corporativo

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