As pessoas são essenciais para o bom andamento do seu negócio e são elas as responsáveis pela qualidade do atendimento e dos serviços prestados. Por isso, é necessário que os funcionários tenham total conhecimento do posicionamento da empresa, dos objetivos e metas.
Para que as pessoas possam contribuir com um excelente atendimento, comprometimento e participação ativa, é necessário que estejam motivadas. Procure promover treinamentos, confraternizações, políticas de reconhecimento e recompensa e, é claro, fazer uma boa seleção de pessoal. Os colaboradores precisam compreender que um bom atendimento gera maior satisfação nos clientes e, consequentemente, mais vendas e lucros maiores.
A comunicação é outra variável importante dentro da empresa. Mesmo numa pequena empresa, pode haver grandes dificuldades de relacionamento e desmotivação entre colaboradores, devido à falta ou a falha de comunicação.
Por isso, a política de recursos humanos deve atentar para o bem-estar e para o nível de satisfação das pessoas que fazem parte da empresa. Elas são também um meio eficaz de divulgação da empresa e podem gerar boa ou má influência, ressaltando ou eliminando de vez a imagem que a empresa gostaria de passar ao mercado.
Em relação à remuneração, o controle pode ser baseado nos resultados a partir de avaliações de desempenho, como o volume de vendas e lucratividade, ou o de comportamento, como esforço, motivação, trabalho em equipe, amabilidade e solução de problemas aos consumidores ou em ambos.
É importante que cada variável escolhida seja repassada aos funcionários detalhadamente, bem como o objetivo da adoção dos critérios. A escolha depende do tipo de negócio, do produto, do mercado e das necessidades dos consumidores.
Motivação
Motivação e qualificação de pessoal são responsáveis pelo diferencial de uma empresa. Para desfazer as tensões no ambiente de trabalho, seja sempre gentil e demonstre interesse genuíno pelo bem-estar de seus funcionários. Incentive a participação deles; crie um ambiente favorável a reclamações e sugestões. Elogie os que merecem em público, mas seja reservado com os que merecem ser repreendidos.
É preciso, depois, dar algum retorno às suas reclamações e sugestões e repassar o que considera ser um bom atendimento e quais as expectativas em torno de seu desempenho. Promova reuniões constantes, treinamentos e programas de integração para seus funcionários. Antes de contratar, tenha em mente quais são as características e responsabilidades necessárias para o cargo. Aposte em pessoas que compartilhem dos mesmos valores que você.
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/setor/comercio-varejista/gestao-do-varejo/pessoas/integra_bia?ident_unico=9253
Marcadores: motivação