Oportunidades para a Copa 2014

A oportunidade surge quando o empreendedor identifica e oferece uma solução para algo que as pessoas querem e não tem ninguém oferecendo. O objetivo deste post não é listar negócios que você pode abrir para atender a demanda, mas listar as maiores dificuldades que devemos enfrentar nos próximos 4 anos. Se identificar soluções para estes problemas ou para as consequências destes problemas, poderá achar uma grande oportunidade.

1) Conclusão dos estádios no tempo correto - Isso vai gerar falta de mão de obra na construção civil; exigirá capacidade para entrega de serviços urgentes e feitos na hora.

2) Colapso dos aeroportos - atrasos em voos irão gerar uma multidão de pessoas que terão que esperar sem ter o que fazer, com fome e sede; busca por transporte alternativo.

3) Atendimento de visitantes estrangeiros nas cidades sede - pessoas na cidade com pouco tempo e vontade de conhecer os principais pontos turísticos; a língua oficial será o inglês e, do taxista ao cobrador de ônibus, passando pelo balconista de lojas, precisarão se comunicar com estes turistas; melhoria na hospitalidade do curitibano que tem fama de ser “fechado” para gente de fora; pessoas com fuso horário diferentes circulando 24 horas pela cidade; pessoas procurando os mais diversos serviços rápidos como costura, lavanderia rápida, assistência técnica para produtos de última geração.

4) Transporte urbano - pessoas precisando se deslocar de um lado para outro; dia de jogo com acesso restrito em uma grande área no entorno do estádio.

5) Comunicação e expressão - em 2014 teremos milhares de pessoas procurando soluções para se comunicar com ferramentas que, neste momento, ainda nem foram lançadas no mercado; busca constante por informações da cidade; todos os serviços devem ser ofertados na internet e precisaremos de alguém que faça o site e divulgue na internet; as pessoas desejam se expressar chamando a atenção das câmeras das TVs. Portanto, procurarão fantasias e maquiagem diferentes; a comunicação mais expressiva da copa na África foi a “Vuvuzela” e no Brasil, em 2014, teremos que ter algo que simbolize a Copa; os patrocinadores oficias serão os únicos que poderão divulgar suas marcas na cidade neste período, e estas grandes marcas necessitarão de vários serviços.

6) Falta de mão de obra especializada - treinar pessoas pode custar muito para as empresas, mas sem treinamento as empresas podem perder muito dinheiro. Portanto, alguém terá que capacitar as pessoas para um atendimento com padrão mundial; para treinar tanta gente podemos usar a educação a distância na internet.

7) Segurança - aqui não pensamos na segurança, que é responsabilidade do Estado neste período. Teremos muitas festas, muita bebida e tietagem nos hotéis e centros de treinamento; alguns turistas estarão apenas de passagem pela cidade e precisarão guardar sua bagagem e documentos.

Como você pode observar, temos muitos problemas que ainda não têm solução e outros tantos que sequer foram listados aqui, mas o espírito empreendedor do brasileiro pode garantir muitas soluções e boas oportunidades para ganhar dinheiro. Afinal, a Copa deve movimentar mais de 150 bilhões de reais nestes 4 anos.

Não acredite que a Copa de 2014 está distante e que alguns destes serviços serão somente para os dias da Copa e, portanto, não precisará se preocupar agora. Os grandes promotores da Copa 2014 já estão contratando as empresas. Pelo menos dois anos antes, todos os principais serviços já estarão contratados.


Fonte:
Blog Marketing e Vendas (http://portal.pr.sebrae.com.br/blogs/posts/marketing?c=1346)

0 Comments:

Post a Comment




 

Layout por GeckoandFly | Download por Bola Oito e Anderssauro.