O aumento do poder de compra deixa a enorme massa de brasileiros desbancarizados muito mais apetitosa.
Diarista em São Paulo, Cleuza Souza, de 54 anos de idade, não tem conta em banco. Mesmo com o salário de R$ 800 por mês, mais do que suficiente para se “bancarizar”, Cleuza nunca foi a um banco com a pretensão de abrir conta porque acha “tudo de banco muito complicado” e também porque “nunca sobrou dinheiro”.
Quando para para pensar, no entanto, Cleuza acha que uma conta corrente a ajudaria a controlar melhor o dinheiro e a poupar. "Hoje, recebo os pagamentos e guardo o dinheiro em casa para ir pagando as contas”, diz. “Se tiver alguém para me explicar direitinho e com detalhes como são as regras do banco e sempre tirar minhas dúvidas, eu vou querer uma conta sim."
É por causa de consumidores como Cleuza que as instituições financeiras têm esfregado as mãos, nos últimos tempos. Os bancos sempre miraram as classes C e D com olhos de cobiça mas, com o aumento de seu poder de compra dos últimos anos, a enorme massa de brasileiros desbancarizados ficou muito mais apetitosa. Como aconteceu com o varejo, que garantiu seu crescimento em meio à crise graças a esses consumidores, os bancos têm traçado estratégias, criado produtos e feito parcerias para conquistá-los.
A tarefa, no entanto, não é simples. Além do receio em emprestar para um grupo de pessoas sem histórico de inadimplência, as instituições financeiras ainda não aprenderam a lidar com esse público. E, bem ou mal, dizem os especialistas, ainda conseguem lucros recordes, ano após ano, com os correntistas de classe média.
“Os bancos avançaram bastante nesse campo, mas falta muito espaço a preencher”, diz Rubens Sardenberg, economista-chefe da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Ele conta que o País encerrou o ano passado com 158 instituições financeiras, uma a menos do que em 2008. O número de agências bancárias cresceu 5%, para cerca de 20 mil.
Aline Cury Zampieri e Olívia Alonso, iG São Paulo | 31/03/2010 07:43
Cadastre-se para receber as notícias
Visitantes

Blogs da Ensitec
Arquivo do blog
Assinaturas de Revistas
Seguidores
Mais Buscadas
empreendedorismo
administração do tempo
atividade profissional
empregabilidade
administração
emprego
empresas
empreendedor
marketing pessoal
gestão da qualidade
mercado de trabalho
planejamento
carreira
liderança
qualidade
Gesatão Empresarial
currículo
administração da produção
marketing
mercado
produtividade
competição
comunicação
empreendedora
pequeno negócio
Ensitec
Pesquisa
classe c
tecnologia
varejo
Brasileiros
Feedback
Formalização
Geração Y
Gerência
Olímpiada
Talentos
brasil
coaching
consumo
curso
entrevista
fusão
informação
internet
leitura
motivação
palestra
plano de negócios
recolocação profissional
simples nacional
trabalho
Benefícios
CIEE
Classe A
Classe B
Copa 2014
Cursos de Inglês
Feira de Projetos
Formandos
Formatura
Networking
Sony
Trabalhos Acadêmicos
alimentação
ata notarial
aviação civil
bancos
beleza
bolsa
calculadora combustível
classe d
concurso
consumidor
cosméticos
design
diploma
e-book
eletrônica
equipe
ergonomia
esportes
estágios
etanol
família
fms
gasolina
golpes
iluminamento
jogos de empresas
livros
manutenção
marketing esportivo
merchandising
multa
ponto de venda
ração humana
recall
redes sociais
renda
reunião
riqueza
sorridents
superação
sylvia
tecnologia da informação
tecnólogo
temporário
toyota
twitter
vaidade
vendas
walkman
zica
álcool
ética
ética empresarial