O marketing ajuda a construir relacionamentos. Permite entender as forças e o comportamento do mercado, vislumbrar oportunidades de negócios, estudar produtos e serviços que atendam às novas demandas e necessidades dos clientes. Ajuda a estreitar relacionamentos com clientes, parceiros, fornecedores e com a sociedade em geral. O marketing é a bússola da empresa.

A empresa deve ser orientada para o mercado, tendo como tema central o cliente.

Os fundamentos do marketing permitem à empresa racionalizar seus custos e investir adequadamente seus recursos. Através desses fundamentos, a empresa se torna mais competitiva, ágil, versátil, enfim, alcança o sucesso.

Os conceitos, estratégias e ferramentas de marketing amplamente utilizados pelas gigantes do mercado podem e devem ser colocados em prática também pelas micro, pequenas e médias empresas. Nesse caso, seus gestores devem cumprir o papel dos especialistas de marketing utilizados pelas grandes corporações.

Quais são os ingredientes básicos do marketing?

O Composto Mercadológico ou Mix de Marketing.
Existem fatores que devem ser estudados para posicionar uma empresa no mercado e a partir deles conhecer e analisar os fundamentos do marketing. São eles:
• Produto (ou serviço) - o que uma empresa cria, produz, desenvolve ou informa de acordo com uma demanda existente ou gerada;
• Ponto - toda estrutura que se relaciona com os canais de distribuição e de logística que viabilizam a entrega ou aquisição do produto ao cliente;
• Preço - é o valor atribuído a um produto ou serviço. Devemos sempre levar em consideração custo-benefício e a concorrência;
• Promoção - é o esforço que a empresa faz para comunicar a existência de seus produtos (ou serviços) ao mercado e promovê-los, utilizando os meios de comunicação;
• Padrão - desenvolvimento de procedimentos e rotinas para todos os processos vitais da empresa: produção, manuseio, venda, promoção e pós-venda. A empresa deve buscar sempre a menor variabilidade possível em cada ação mercadológica;
• Pessoas - Fornecedores, talentos humanos da empresa e clientes.

Como trabalhar as variáveis do Composto Mercadológico (mix de marketing)?
Como podemos examinar o peso relativo de cada variável e a partir desse pensamento planejar a importância de cada uma delas relativas ao nosso mercado ou ao mercado do nosso cliente?

Imagine três restaurantes:
Restaurante 01: Restaurante Sofisticado.
Serve pratos da culinária internacional.
Neste caso o produto (o prato) e as pessoas (garçons, chefe, maître, manobrista) são muito importantes, tendo um peso significativo no potencial de atrair clientes.

Restaurante 02: Restaurante Popular.
Cobra por peso a refeição que o cliente seleciona no prato.
Os itens preço e promoção são fundamentais.

Restaurante 03: Restaurante "Fast Food".
No Fast Food, ponto (localização), preço e padrão (sanduíches e pratos elaborados segundo rígidas normas de execução, garantindo homogeneidade do cardápio e baixo custo) são fundamentais.

Fazer gráfico dos diferentes pesos do Mix de Marketing:
- Restaurante Sofisticado;
- Restaurante Popular;
- Restaurante Fast Food.

Como melhorar o desempenho da empresa, tornando-a mais competitiva?
Isso é possível através do estudo das quatro funções básicas do marketing:

ANÁLISE - Ajuda a empresa a balizar seus produtos e serviços em relação a oportunidades de negócios e verificar o que efetivamente está ocorrendo em termos de tendências mercadológicas. Ajuda também a levantar os pontos fortes e fracos da empresa e da concorrência.
AVALIAÇÃO - De posse dos dados preliminares da análise, é possível verificar que oportunidades o mercado oferece e que pontos precisam ser reavaliados e melhorados.
ATIVAÇÃO - Nesta fase a empresa deve promover a ativação, ou seja, realizar as ações concretas que lhe possibilitem melhorar seu desempenho ou conquistar novos segmentos do mercado. Nessa fase, às vezes é necessário alterar vários pontos do mix de marketing.
ADAPTAÇÃO - Verificamos o que é necessário modificar ou adaptar em relação às ações implementadas na fase de ativação.

As quatro funções do marketing (Análise, Avaliação, Ativação e Adaptação) funcionam como uma verdadeira auditoria de marketing. Dessa maneira, a empresa estará sempre sintonizada com o que está ocorrendo à sua volta e atenta a mudanças estratégicas.

Fonte:
http://www.marketing.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=129:o-que-e-e-por-que-e-importante-ter-um-planejamento-de-marketing-para-um-produto-ou-servico-&catid=38:mkt&Itemid=82

2 Comments:

  1. Anônimo said...
    NOS TEMPOS ATUAIS, O MARKETING PARA UM PRODUTO OU SERVIÇO SE TORNA UM QUISITO FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO DE UMA EMPRESA, POIS O MESMO POSSUI AS FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA FAZER A PONTE ENTRE A EMPRESA E O CLIENTE, BASEANDO SE NAS NECESSIDADES DO MERCADO E TRABALHANDO EM CIMA DAS QUATRO FUNÇÕES BÁSICAS DO MARKETING, SENDO ELAS A ANALISE, AVALIAÇÃO, ATIVAÇÃO, E ADAPTAÇÃO. TAMBÉM COM BASE NISSO É IMPORTANTE SALIENTAR QUE O MARKETING TEM SUPER IMPORTÂNCIA NO AUXÍLIO AO INICIO DE UM NOVO NEGÓCIO, TRATANDO DE FORMA CORRETA AS QUESTÕES DE FORNECEDORES, PRODUTO, PREÇO, PESSOAS, ENTRE OUTROS. POR ISSO ANTES DE SE INICIAR UM NEGÓCIO, INICIE JUNTO COM O MARKETING.
    Moises Santana said...
    Marqueting faz parte do nosso dia-a-dia, há um ditado popular que diz: "Temos que vender o peixe". Conhecer o cenário o qual o negócio está inserido é uma questão de sobrevivenvia, conhecer as necessidades do mercado, saber quanto o cliente está disposto a pagar para pelo produto e/ou serviço e visualizar oportunidades, faz do marketing uma bússola para uma empresa e em conjunto com as demais áreas, propor um produto e/ou serviço que surpreenda o cliente. O artigo postado mostra claramente as responsabilidades desta equipe importante e vital para os negócios.

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